terça-feira

Saiba por que ter Sabedoria Emocional é o segredo do sucesso


Você quer ter mais sucesso na carreira, nos relacionamentos e financeiramente? Então, leia estas dicas.


Mas, o que é realmente Inteligência Emocional?
Fonte: Wikipedia

Até pouco tempo atrás, a possibilidade de sucesso de uma pessoa era avaliada pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais – o chamado teste de QI ou Quociente de Inteligência. Sua medição avalia as capacidades verbal e não-verbal, a memória, o vocabulário, a solução de problemas, o raciocínio abstrato, o processamento da informação e as capacidades visuais e motoras, ou seja, a Inteligência Tradicional. Estes testes foram amplamente utilizados nos Estados Unidos  desde o início do século XX, principalmente nas áreas educacional e militar. Os defensores da causa consideravam a inteligência tradicional a mais valiosa das qualidades humanas, e queriam testar cada criança e adulto para determinar seus lugares na sociedade, numa tentativa de que a nação fosse controlada por aqueles mais qualificados para liderá-la.  Seus resultados ditariam não só que tipo de educação uma pessoa receberia, mas também que emprego ela poderia conseguir. As vagas mais importantes e maiores recompensas no mercado de trabalho ficariam para os cidadãos mais brilhantes. Pessoas com baixa pontuação seriam desencorajadas, internadas ou até mesmo proibidas de terem filhos. Claro que os testes de QI geraram críticas desde o início. 

Porém, a eficiência da teoria sofreu um grave golpe com o resultado de um estudo maciço sobre crianças extraordinárias, que se estendeu por décadas a fio. Este estudo queria provar que os indivíduos com QI mais elevado eram possuidores de genes de elite que as conduziriam rumo ao sucesso por toda a vida. Infelizmente, à medida que as 1.500 crianças americanas estudadas, identificadas como "excepcionalmente superiores", amadureciam, se tornavam cada vez menos excepcionais. Nenhuma delas ganhou um prêmio Nobel, com foi o caso de duas crianças descartadas do teste inicialmente, nenhuma se tornou um músico de renome mundial, como outras duas também rejeitadas. Na verdade, há informações que os maiores gênios da humanidade morreram sob diversas dificuldades interpessoais e financeiras, sozinhos e na pobreza. Ou seja, uma pessoa com um Quociente Tradicional QI elevado, a de maior destaque, rápida e excepcional em qualquer tipo de disciplina acadêmica, simplesmente pode fracassar na vida. 

Mediante tudo isso, o conceito de Inteligência Emocional é apontado como o maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas, já que o QE (Quociente Emocional) é a capacidade de entender a si mesmo e as pessoas/ambiente ao redor, administrando corretamente as emoções e sentimentos envolvidos no processo, buscando a excelência nos relacionamentos nos diversos ambientes que vivemos. Isso se traduz em qualidade de vida e sucesso.

A maioria das situações de trabalho, por exemplo, é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma, indivíduos com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza, têm mais chances de obter o sucesso. Você já deve ser percebido isto. Nos relacionamentos interpessoais não é diferente. É preciso conhecer e entender o que move os outros e a si mesmo, aprendendo a interpretar a linguagem das emoções que “move montanhas”- um conceito mais audacioso sobre o que se deve entender como inteligência. 

As pessoas emocionalmente inteligentes têm muitas vantagens em aspectos importantes da vida. Por exemplo, nas relações amorosas ou de amizade, no sucesso de seus projetos, na superação de situações difíceis e nas tomadas de decisões mais acertadas diante dos fatos que comprometem seus destinos. Isso porque os que tem pouca habilidade emocional não podem estabelecer certa ordem em sua vida interior, sabotam suas capacidades e oportunidades, transtornam seus raciocínios e pensam com menor clareza ao encarar sua vida cotidiana. São alvos constantes das autossabotagens, tristezas e crises de criatividade.

Eu Sou uma consultora de desenvolvimento de Inteligência Emocional. Com o auxílio de algumas técnicas realmente eficientes de harmonização e mudança rápida de pensamentos, trabalho basicamente ajudando pessoas a desenvolverem sua sabedoria emocional e aplicá-la no dia a dia, de forma fácil e natural, em todos os setores da vida.

Possuo treinamento em técnicas de acupuntura energética EFT, SET, Peça e Receba, além de Reflexologia, Reiki, Linguagem Corporal, Florais de Bach/Minas/Califórnia, PNL-Programação Neurolinguística e Ho'oponopono. Utilizo estes conhecimentos unidos para facilitar a emersão da Sabedoria Emocional daqueles que me procuram, de maneira mais rápida e eficiente, tranquilamente, ajudando-os a se tornarem mestres em conduzir suas próprias emoções e atingirem a excelência em suas vidas. É um trabalho de autoconhecimento e desenvolvimento, indicado para todas as idades. A pessoa pode acompanhar e mensurar seu desenvolvimento sessão a sessão, reajustando a técnica de acordo com a demanda dos sentimentos, emoções e situações que se apresentam. É isso o que realmente distingue as pessoas inteligentes emocionalmente: sabem que, mesmo quando suas emoções os impulsionam a agir, podem escolher como fazê-lo.

Como esse trabalho desenvolve o equilíbrio interior e a harmonia das emoções, as técnicas ajudam o indivíduo também a promover sua autocura do corpo e da mente. Os resultados são maravilhosos, sejam para problemas de saúde física, distúrbios emocionais/mentais ou mesmo para as complicações que se apresentam no dia a dia.

O principal efeito da Sabedoria Emocional é o resgate da autoestima, a paz e a confiança na vida, pois o Amor é a base da felicidade. Ninguém consegue ter a felicidade de amar verdadeiramente a nenhum outro se não souber amar a si mesmo em primeiro lugar. 

Este trabalho é feito através do Projeto Buscando Soluções. Para maiores informações, clique aqui.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou? Deixe sua opinião. Ela é muito importante!