sábado

Reiki - A técnica do Amor curando vidas

Reiki é uma milenar arte oriental de Cura.  Seu processo promove o encontro da Energia Cósmica com nossa porção física, energizando-nos em nível celular e restaurando a saúde desde a primeira aplicação. Constitui-se numa energização poderosíssima que integra e potencializa os sistemas de cura do corpo, podendo ser autoaplicado ou em outras pessoas, animais e plantas. Hoje, é um método consagrado, sendo reconhecido como Terapia pela Organização Mundial de Saúde. Nos Estados Unidos é aplicado em muitas instituições de saúde, como o The Medical Center of Central Massachusetts e o New London Hospital.  O Reiki é uma das técnicas que fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS e é amplamente utilizado em diversos hospitais públicos de referência nacional.

A Física Quântica mostra que tudo pode ser reduzido à energia e a sua manipulação. Vemos que a energia precede a matéria, igualmente como os pensamentos e emoções precedem a ação. Assim, aproximamo-nos cada vez mais dos conceitos orientais que declaram a energia como o princípio que, condensado, forma a matéria.  Esse fato cientificamente nos é apresentado pela fórmula de Einstein (E = mc² , Energia é igual a Massa/matéria acelerada ao quadrado da velocidade da luz, ou seja, matéria é pura energia concentrada), que nos mostra a íntima ligação entre energia (E) e matéria (M).  Milenarmente, a história mostra a transformação da energia moldando a matéria. Portanto, energia é a base de tudo, não existindo energia boa ou ruim.

Nos seres humanos a energia circula de forma livre pelos caminhos sutis: Chacras, Meridianos e Nadis. Também percorre nosso campo energético, nossa Aura. Essa energia alimenta órgãos a células, regulando ainda as funções vitais. Se há bloqueios na livre circulação energética, prejudicando o trânsito, advém o desequilíbrio e a conseqüência no corpo Físico. Esses bloqueios ocorrem muitas vezes por excessos cometidos de naturezas diversas, quando o corpo libera energias que produzem barreiras, impedindo o fluxo de energia vital, atuando no corpo físico e criando doenças.

O Reiki se utiliza da Energia Primordial Cósmica que é abundante no Universo e todos nós, sem exceção, temos o direito de utilizá-la e aproveitar os seus benefícios. A palavra Reiki tem origem japonesa. Rei significa Universal e refere-se ao aspecto espiritual, à essência energética cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo o que existe. Ki é a energia vital individual, que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia Ki sai de um corpo, este deixa de ter vida. A energia Reiki é um processo de encontro destas duas energias, a Energia Primordial Universal e a nossa energia vital física. É uma energia confortadora vinda da Fonte de Vida (de Deus, do Criador) e todos nós temos acesso a ela.

Imediatamente após a iniciação, essa energia começa a ser captada, os chacras são dinamizados e o reikiano passa a ser um canal de energia cósmica, que vai aplicá-la e direcioná-la através das mãos, diluindo bloqueios energéticos e produzindo a cura. A energia Reiki cura ao passar pelo bloqueio do campo energético, elevando o nível vibracional em todos os nossos corpos, dissolvendo barreiras formadas por nódulos feitos de pensamentos e sentimentos nocivos, aumentando infinitamente a qualidade da vida. O reikiano não faz diagnósticos, nem age diretamente em doenças específicas, mas integra-se no processo de recuperação da saúde do receptor, tornando mais ágil e efetivo esse processo. A energia Reiki acalma a mente, evolui o espírito, melhorando a vida do ser humano. Quem a recebe percebe modificações profundas em todo o organismo, que passa a funcionar com muito mais vigor, saúde e equilíbrio.

Suas vantagens e benefícios são inumeráveis, mas podemos destacar:

  • O Reiki se encontra ao alcance de todos, independentemente de idade ou estado de saúde; possibilita o autotratamento, promovendo relaxamento,  liberações das tensões, desbloqueio das emoções, fortalecimento do sistema imunológico, entre vários outros efeitos diretos, como o alívio da insônia e de dores físicas.  Trabalha de forma holística, atuando nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, permitindo o retorno ao estado de felicidade e harmonia.  Sua aplicação é segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, sendo compatível com qualquer outra terapia.  A quantidade de energia Reiki não pode ser manipulada pelo terapeuta, ela é determinada por quem a recebe. Assim, não há forma de ocorrer um excesso (overdose) numa aplicação. No momento em que a região se equilibra, deixa de solicitar energia. Efeito semelhante ocorre com a qualidade da energia Reiki emitida. Quem a determina é a região em desarmonia do receptor. Cada região exige uma energia com ressonância diferente.
  • Sua técnica não fica obsoleta, sendo a mesma há milhares de anos. Permite a ressignificação de eventos passados (limpeza das emoções negativas envolvidas no evento, permanecendo apenas a lembrança do fato em si, sem a carga emocional) e a programação de eventos futuros (visualização positiva).
  • É fundamental, pois possibilita a recomposição rápida das energias despendidas no dia-a-dia. Promove rejuvenescimento através da mudança celular que possibilita às novas células nascerem energizadas e potencializadas com a energia Reiki.  É um excelente meio para o equilíbrio dos sete principais chacras. Permite a limpeza e a energização de ambientes, pedras, medicamentos naturais e químicos, bem como de qualquer espaço ou objeto. Outra vantagem notável é o fato do método Reiki não estar ligado a nenhuma religião ou sistema filosófico; é uma terapia sem restrições religiosas ou filosóficas, não necessitando de talismãs, preces, visualizações, mentalizações, fé ou qualquer objeto para sua aplicação prática.  É capaz de adaptar-se a qualquer cultura, raça, credo, seita ou idade. Também não é necessário que acreditemos nele para que se propague ou faça o seu efeito.

O método de Reiki reserva-nos ainda mais. Trata-se de um sistema capaz de despertar o poder que habita dentro de cada um de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas.

Possui três níveis de aprendizado independentes, sendo que já no Nível 1, pode o reikiano aplicá-lo imediatamente e pelo resto de sua vida.  

  • No Nível 1, o reikiano é sintonizado na energia Reiki, recebendo o conhecimento necessário à autoaplicação, em terceiros, em plantas e animais, objetivando a cura e reequilíbrio.
  • No nível 2, o reikiano passa a trabalhar com os símbolos sagrados do Reiki.  Pela grande quantidade de energia manipulada, seu enfoque recai na cura à distância. Muitas terapias holísticas como a Massoterapia, o Shiatsu, entre outras, só podem ser aplicadas mediante o contato físico entre o terapeuta e o receptor. Com o método Reiki isto não acontece. A energia Reiki também pode ser enviada à distância com sucesso através de um processo semelhante ao da emissão de ondas rádio. A energia pode ser enviada para todo o planeta, um país em crise, um grupo de pessoas, uma floresta em devastação. Pode ser enviada para um trauma do passado reduzindo o dano emocional e também ser programada para um evento futuro.
  • No Nível 3-A, o reikiano passa a trabalhar com mais um símbolo, possibilitando um aumento substancial na quantidade de energia manipulada. Nesse nível, é tão grande a quantidade e tão alta a qualidade da energia captada, que o reikiano passa a energizar à distância grupos de pessoas simultaneamente. Esse é o nível de Mestre Interno e a partir daí o reikiano não tem mais limites para realizar. No Nível 3B-Mestre, o iniciado está preparado para iniciar novos reikianos. 

Uma sessão de Reiki é um milagre de abundância! O recebedor puxa a energia que necessita, o reikiano é o canal de ligação e o Cosmos doa infinitamente, por isso quem quantifica a energia a ser recebida é o receptor a não o canal. O método Reiki é uma terapia tão encantadora, um sistema natural de harmonização e reposição energética, que nos proporciona mais qualidade de vida, saúde e muita PAZ de espírito.  Podemos dizer que é essencialmente um método de redução do estresse, ou seja, razões não faltam para que o ser humano contemporâneo o encare como a alternativa perfeita para o resgate da qualidade de vida.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou? Deixe sua opinião. Ela é muito importante!