sábado

EFT e SET - O que são?


EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional)

A mente é o ponto de partida da saúde e o pensamento é o seu leme.

Na verdade, o corpo é a tela onde se projetam as emoções. E todas as emoções negativas, quando arrastadas por algum tempo, são projetadas em forma de doenças. Essas somatizações acontecem a curto ou a longo prazo e os sentimentos de infelicidade, desgosto, raiva, mágoa, ressentimentos, etc., dão origem às doenças, de um simples resfriado ao mais grave câncer, quando arrastados por muito tempo.  Todas as técnicas de medicina oriental se baseiam há milênios que as emoções negativas estão ligadas a uma interrupção no fluxo energético do nosso sistema e, uma vez que este fluxo seja restabelecido, o sentimento negativo desaparece.


A EFT é uma técnica maravilhosa desenvolvida pelo americano Gary Craig, que consiste no desbloqueio dos canais energéticos, chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema. Estes são os mesmos meridianos estudados há milênios pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outra técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha. A EFT é uma das técnicas mais eficazes para restabelecer este fluxo, e o faz em poucos minutos, e é por isso que é os resultados são simplesmente espantosos.


O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais destes meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases-lembretes (frases que indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é simples, porém muito poderoso, trazendo resultados profundos, rápidos e duradouros, promovendo a saúde física e emocional. 

Não se trata de massagem, shiatsu, ou de qualquer outra técnica. A EFT é um método próprio e sua aplicação tem particularidades que fazem o método obter uma eficácia acima da média, sendo ao mesmo tempo de uma simplicidade inacreditável.

O grande diferencial do método é que os bloqueios emocionais são trazidos à tona durante a aplicação através das lembranças e memórias que são estimuladas através da fala e do pensamento, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, através das batidas nos terminais dos canais energéticos. Isso aumenta bastante a eficácia da técnica quando comparamos com outros processos, ou seja, o método combina sempre falar e pensar em questões emocionais, ao mesmo tempo em que se desbloqueia os meridianos. Os resultados da aplicação desta técnica é a resolução de problemas emocionais, algumas vezes em poucos minutos, até mesmo em questões aparentemente difíceis e profundamente enraizadas. Uma única sessão (com 50 minutos de duração, conduzida por uma pessoa experiente) é geralmente suficiente para eliminar completamente uma fobia, ou para eliminar a dor de uma memória traumática, uma mágoa, entre muitos outros problemas específicos. Alguns problemas, no entanto, podem exigir persistência e dedicação, pois depende da quantidade de bloqueios energéticos que a pessoa guarda.



SET - Simple Energy Techniques (Técnica Energética Simples)

A SET  é uma das técnicas de psicologia energética mais simples e fácil de  usar, desenvolvida pelos australianos Steve Wells e David Lake, a partir de suas experiências profissionais.  Tem origem nas técnicas como EFT, TFT e outras baseadas em meridianos de energia, além de vários elementos únicos, o que a diferencia de outras abordagens.

É ainda mais simples que a EFT. Você nem precisa formular frases e pode ser usada em qualquer lugar, a qualquer hora, mesmo durante uma reunião, entrevista, provas, etc.  Não é preciso nem mesmo seguir a sequência de pontos, que são mais discretos que na EFT; basta ir estimulando continuamente alguns dos pontos ensinados até o desconforto desaparecer.  

Da mesma forma que a EFT, a SET pode ajudar nos problemas abaixo, porém de forma discreta e quase sem sentir:

Alcançar seus objetivos, Aliviar stress, Diminuir medos e fobias, Acalmar comportamento compulsivo, Aumentar energia, Reduzir ansiedade e ataques de pânico, Controlar a raiva, Aliviar dores físicas, Modificar maus hábitos, Instalar crenças e atitudes positivas, Libertar-se de emoções negativas de eventos passados, Superar problemas de auto-estima e auto-imagem, Superar dificuldades de relacionamentos, Ajudar crianças a superar desafios emocionais, etc. 

Caso você queira aprender a EFT, estou disponibilizando uma apostila gratuita, muito fácil e objetiva. Basta enviar-me um e-mail solicitando o material - chrisassimos@gmail.com


Artigos Relacionados:

Um comentário :

  1. A sua página é muito importante para o conhecimento.
    Li e gostei. Obrigado

    ResponderExcluir

O que você achou? Deixe sua opinião. Ela é muito importante!